5 ideias de dinâmicas para ter uma volta às aulas inesquecível!

É chegada a hora de se despedir das férias professor (a)! Estamos com energias renovadas e cheios de sonhos para o ano letivo de 2020. Avante para mais um ano de sucesso!!!

Resultado de imagem para dinamicas
Disponível em https://agilepink.com/tema-para-retrospectivas/2018/

Muitos já estão planejando ou estão para começar o ciclo de planejamento anual, E para dar um 'start' com aquela leveza, muitos professores preferem iniciar o ano letivo pensando em uma dinâmica, uma atividade pra quebrar o gelo, uma brincadeira, algo do tipo que vai cativar o aluno e talvez começar o processo de criar laços ou de estreitá-los, pois o ato de ensinar precisa de vínculos afetivos! Somos humanos e nossas salas de aulas etão repletas de diferentes outros seres humanos!

Resultado de imagem para ensinar é criar laços"

E pensando nisso, trago pra vocês hoje algumas ideias de dinâmicas para animar a nossa primeira aula!

  1. Frankenstein: Para essa dinâmica, será preciso dividir a sala em alguns grupos de 3 a 5 pessoas (sugestão que pode se adequar facilmente a realidade de cada professor (a)). Depois dos grupos devidamente divididos, pode-se designar uma parte do corpo de um boneco a ser confeccionada por cada um desse grupos. A atividade pode ser feita desenhada, com materiais previamente escolhidos pelo (a) professor (a) - Inclusive, pode ser lançado um desafio, em que cada grupo escolherá 3 ou 4 objetos de uma caixa para confeccionar a parte do corpo do boneco previamente designada.  

Nesta caixa pode conter tampinhas, folhas, rolos de papel, barbante, canudos, etc. Ao fim da dinâmica, todos juntam as partes confeccionadas, culminando num único boneco com várias partes 'diferentes' por que foram pensadas por pessoas diferentes. 

pode ser deixar de 15 a 20 minutos para que os grupos confeccionem as partes do corpo solicitada, que sugestivamente, podem ser:



  • A cabeça
  • A perna esquerda
  • A perna direita
  • O braço esquerdo
  • O braço direito
  • O tronco
Ao fim da confecção, os grupos unirão cada parte montada, na frente da sala e vão comentar sobre a atividade junto com o professor. Este deve frisar a importância do trabalho em equipe e o respeito pelas diferenças.

Resultado de imagem para frankenstein desenho"

2. Orquestra humana: Essa dinâmica consiste em pedir que cada aluno se apresente, dizendo seu nome, fazendo um som e um gesto que não podem ser repetidos por nenhum outro aluno. O 1º estudante, por exemplo, diz seu nome para toda a classe, em seguida abre os braços(gesto) e bate palmas (som), o 2º aluno, diz seu nome, levanta uma perna (gesto) e esta os dedos (som) - enquanto o 2º está se apresentando, o 1º estudante continua fazendo os gestos, e assim por diante até que todos tenham se apresentado e uma linda e diferente orquestra humana tenha se formado. Com esta dinâmica é possível trabalhar a harmonia da turma, coordenação motora, interação socioemocional, trabalho em equipe.

Resultado de imagem para orquestra desenho"
3. Bolas de papeis: Essa atividade vai trabalhar com o senso de responsabilidade dos estudantes, e da importância de ajudar no trabalho em equipe, para que ninguém fique sobrecarregado. A ideia é encher uma bacia (ou caixa) com bolinhas de papel amassada e colocar a bacia no centro da sala de aula (os alunos podem ficar dispostos em círculo). O professor então pede que cada aluno pegue uma das bolas de papel e a medida que eles fazem isso, obviamente a bacia vai ficando vazia. Sendo assim, o professor pode explicar que a bacia cheia de bolas representam nossas responsabilidades ou problemas que vamos enfrentar durante o ano letivo, e que ficará muito mais leve se cada um fizer um pouco.
Resultado de imagem para cesta papel amassado"

4. Uma imagem, uma palavra, um sentimento: Essa atividade consiste em dispor no centro da sala (sala em círculo) algumas imagens variadas (paisagens, objetos, animais, etc...), então o professor pede que cada aluno escolha uma imagem, em seguida ele se apresenta e diz porque escolheu ou se identificou com a imagem escolhida.


5. Conversa ao redor da fogueira: para esta dinâmica, a sugestão é apagar as luzes, projetar uma fogueira acesa (pode ser um vídeo do youtube ou um desenho de um fogueira ou ainda, uma fogueira montada com papel colorido e tubos de papelão).

O professor organiza a sala em um grande círculo, com um círculo de 5 cadeiras no meio da sala. E inicia com 5 alunos sentados neste círculo menor, que vão se apresentar uns aos outros (dentro deste circulo) e falar um desejo de como espera ser as aulas de uma disciplina. 

Os alunos que estão fora do circulo pequeno, deverão estar atentos, para ouvir o que está sendo falado e os que estão no círculo interno também, pois assim que um integrante do círculo maior se levantar, um aluno do círculo interno (que já tenha falado) levanta-se e dar lugar a este. E isto repete-se até que o último aluno tenha participado. (inclusive o professor pode participar)

Resultado de imagem para historia ao redor da fogueira"

Então, são essas as dicas de hoje que utilizo e adapto ao longo de minhas salas de aulas, alguma aprendi em formações e intercâmbios, e elas fazem toda a diferença num primeiro dia letivo, principalmente nas aulas de Matemática (tão injustiçada).

Desejo um bom retorno a todos!! Sucesso!


Comentários

Postar um comentário