O World Café é uma metodologia de conversa em grupo criada por Juanita Brown e David Isaacs, em 1995 na Califórnia/EUA. Hoje é muito usada na educação, mas surgiu como uma ferramenta de negócios. Uma técnica bastante utilizada em todo em todo o mundo por ser muito útil para estimular a criatividade, explorar temas relevantes para a turma e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir. O nome Café aparece justamente para convidar as pessoas a conversarem de uma maneira mais informal, descontraída, como se estivessem em uma mesa de uma cafeteria ou restaurante.
Ou seja, esta metodologia ativa é baseada no entendimento de que a conversa é o processo central que impulsiona negócios pessoais e organizacionais (CAFÉ WORLD COMMUNITY FUNDATION, 2011).
De acordo com o site do World Café, esse método considera alguns princípios:
1- Cenário: Criar um ambiente “especial”, equivalente a um espaço “pós-café”, isto é, mesas redondas cobertas com uma toalha xadrez ou branca de linho, papel tipo flip- chart, canetas coloridas. Deve haver quatro cadeiras em cada mesa (otimamente) - e não mais que cinco.
2 - Boas-vindas: O anfitrião, no caso da escola será o professor, começa com uma recepção calorosa e uma introdução ao processo do World Café, definindo o contexto, orientando e colocando os participantes à vontade.
3 - Estabeleça rodadas de progressivas de diálogo (geralmente três) de aproximadamente 20 a 30 minutos cada.
4 - Perguntas ou questões que genuinamente importam para a vida das pessoas, trabalho ou comunidade são iniciadas enquanto outros pequenos grupos podem explorar perguntas semelhantes nas mesas próximas.
5 - Encoraje tanto os anfitriões de mesa quanto os participantes a escrever,rabiscar e desenhar idéias- chave em suas toalhas de mesa ou anotar idéias chave em grandes fichas, post-it ou descansos de prato no centro do grupo.
6 - Após completar a rodada inicial de diálogo, peça para que uma pessoa permaneça na mesa como a “anfitriã”. enquanto as outras atuam como viajantes ou “embaixadores do significado”. Os viajantes levam idéias-chave, temas e perguntas para as suas novas conversas.
7 - Peça para que o anfitrião da mesa dê boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as idéias principais, temas e perguntas da rodada inicial. Incentive os convidados a ligar e conectar idéias provenientes das conversas das mesas anteriores — escutando com atenção e refletindo sobre as contribuições uns dos outros.
8 - Na terceira rodada de diálogo, as pessoas podem voltar às suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando às outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitrião à mesa. Às vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investigação é colocada para a terceira rodada de conversa.
9 - Depois de várias rodadas de diálogos, começa o momento de compartilhamento (chamado de colheita) em que todos os participantes, geralmente dispostos em circulo, relatam o que mais chamou atenção nas conversas das mesas.
O interessante dessa ferramenta de negócios aplicadas na educação é que pode ser utilizada em diversas disciplinas e componentes, não apenas nas aulas de Matemática. Onde tiver um grupo de pessoas interessadas em conversar e explorar um tema, cabe essa metodologia ativa.
Uma das hipóteses do World Café é que todos têm algum conhecimento para compartilhar. Cada indivíduo traz consigo seu leque de histórias, perspectivas, sonhos, ideias e sabedorias. Neste sentido, a metodologia torna possível quebrarmos a ideia do “um para muitos” (quando o professor centraliza o conhecimento em si) e enfatizar a visão sistêmica, por meio de conversas baseadas na horizontalidade e na colaboração. Os alunos percebem o conhecimento como algo concreto e mais próximo de suas vivências.
Ao passo que os estudantes vão trocando de mesa (ou de grupo), é como se a distância entre eles diminuíssem, inclusive a distância entre eles e o conhecimento. O World Café é uma metáfora de nossas conversas do dia a dia, que se conectam elevando as escalas de interação. Ou seja, ao mesmo tempo em que aumenta a intimidade entre os estudantes, o engajamento cresce por meio das interações entre as diversas perspectivas do conhecimento.
Exemplo de Aplicação nas Aulas de Matemática
Pode-se trabalhar o World Café tanto para introduzir um conteúdo novo, resgatando os saberes prévios dos alunos ou para avaliar se determinado conteúdo foi de fato assimilado. Particularmente, uso em diversas situações. Certa vez utilizei em aulas de equações do 2º grau, para introduzir o conteúdo, os estudantes conheciam equações do 1º grau e métodos de resolução. Então sem avisar que o conteúdo tinha avançado, eu dividi a turma em 4 grupos e dei uma equação do 2º grau incompleta (impressa numa folha) para que o grupo tentasse resolver, com os saberes que possuíam. Eles conseguiram pensar em caminhos parecidos para a resolução. No momento de "rodar" para irem a outros grupos e ver como os demais tinham pensado eu pude ver a autonomia com que se apropriavam do conhecimento.
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