O professor de Matemática entre Competências e Habilidades: Da Base para a Vida!

Resultado de imagem para Matemática BNCC
Não tem como falar de competências e habilidades sem mencionar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela ressalta a necessidade dos alunos desenvolverem a capacidade de utilizar os saberes adquiridos na escola em sua vida cotidiana, sempre respeitando princípios universais. 


Resultado de imagem para bncc
Ela também orienta que as escolas promovam não apenas o desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas também o social, o físico, o emocional e o cultural, compreendidos como dimensões fundamentais para a perspectiva de uma educação integral. 

A Matemática na BNCC trás competências e habilidades ligadas a raciocinar, comunicar, argumentar, representar matematicamente. De modo a reconhecer o mundo através dos conhecimentos matemáticos.

Mas, qual o papel do professor de Matemática com a BNCC?

De modo geral, o professor assume o papel de mentor, mediador e facilitador dos estudantes no desenvolvimento das competências essenciais, propostas na BNCC. Essa proposta fará com que o professor mude a abordagem, criando uma sequência didática que permita um trabalho com foco em desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando a interdisciplinaridade de forma ampla e natural.

lembrando que:

Competência: é a “Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. (RATIER, R. NOVA ESCOLA)


Habilidades: “dizem respeito às aprendizagens essenciais esperadas para cada disciplina [componente curricular] e ano. São sempre iniciadas por um verbo que, segundo o texto da Base, ‘explicita o processo cognitivo envolvido”. (RATIER, R. NOVA ESCOLA)

Resultado de imagem para bncc

A BNCC orienta que a sala de aula não se resuma apenas a um ambiente para a transmissão de conteúdo: ele deve ser pensado de forma a desenvolver as competências e habilidades apontadas pela Base. Isso quer dizer que o foco não é mais o Conteúdo e sim as Competências e Habilidades.

Como o aluno de hoje possui a seu dispor uma imensa gama de informações, é preciso que o professor se reinvente, dando ressignificado às suas práticas em sala de aula para que esses alunos atinjam o potencial (de competência e habilidades) tão necessárias no mundo atual.

Trata-se de um grande desafio que exige planejamento e novas práticas para garantir o desenvolvimento de competências e habilidades, previsto como direitos na BNCC. Com certeza, surge perguntas do tipo: E os conteúdos? E o que vai ser ensinado? É impossível o desenvolvimento de competências sem conteúdos, a grande mudança é que eles deixarão de ser o ponto focal do processo de construção do conhecimento e passarão a ser norteados pelas competências. “Num currículo por competências não há lugar para conteúdos desconectados de competências e a ordem dos conteúdos é ditada pelas competências que estão sendo desenvolvidas.” (FURTADO).

Pensando em todas essas questões acima pautadas, surge esse blog com intuito de ajudar professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Médio a implementar a BNCC em suas práticas docentes. Este canal trará modelos de aulas, atividades, planejamentos, entre outros documentos e metodologias alicerçadas na BNCC.





Comentários

  1. Parabéns a todos vocês que dividem a paixão pelos números e multiplicam soluções para nossas vidas !!!

    ResponderExcluir
  2. Educador de vdd ele compartilha os seus conhecimentos e experiências com todos. Amei esse blog. 👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário