Tem sido cada vez mais comum ouvir falar de Metodologias Ativas no contexto educacional e a ideia central é que os estudantes possam vivenciar mudanças de posturas em relação ao gerenciamento do seu próprio conhecimento.
Ao adquirir confiança e desenvolver autonomia, os alunos poderão ter uma aprendizagem verdadeiramente significativa e ainda mais próxima da sua vida.

Existem várias metodologias ativas que podem ser utilizadas em diversas aulas e sequências didáticas, inclusive nas aulas de Matemática, a proposta deste artigo, por hora, é apresentar o PBL.
PrBL é uma sigla em inglês de Problem Based Learning – Aprendizagem baseada em Problemas. E com toda certeza o uso de situações-problemas não é algo novo para a Matemática, esse método de aprendizado é centrado no aluno e tem o problema com elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento.

Tudo começa com a escolha de um bom problema, pois ele é seu início, e toda a construção da solução estrutura-se a partir desse elemento.
Mas, o que é um bom problema?

• O conteúdo de um problema deve se adaptar ao conhecimento prévio dos alunos;
• O problema deve conter sugestões ou dicas;
• O problema a ser estudado e cuja solução a ser desenvolvida pelos alunos deverá ser relevante;
• Apresente conceitos básicos relevantes ao contexto dos estudantes e encoraje a integração dos conhecimentos;
• O problema deve estimular a autoaprendizagem, encorajando os alunos a gerar necessidade de aprender;
• O problema deve enriquecer o interesse dos estudantes no assunto em questão, sustentando as discussões sobre as soluções possíveis e facilitando a exploração de alternativa pelos mesmos;
• O problema precisa atender a um ou mais objetivos propostos pela disciplina.
Em regra geral o PrBL segue a sequencia indicada no ciclo abaixo: (está traduzida e explicada logo em seguida)
Fonte: Poikela & Poikela 2006
1º passo: O problema - Segue as orientações supracitadas neste artigo. Alguns exemplos de problemas podem ser encontrados no site da nova escola, que já contém planos de aulas prontos e a maioria inicia com um problema. Por exemplo: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1311/explorando-porcentagem-crescente-e-decrescente
2º passo: Tempestade de ideias – Neste momento os alunos irão propor maneiras para solucionar o problema, através de ideias que tiverem. Nenhuma ideia é boba para ser descartada, todas são importantes. Gosto de utilizar blocos de notas autocolantes (1 para cada ideia), quanto mais colorido melhor. Os alunos vão escrevendo suas ideias e colando no quadro a vista de todos.
3º passo: Agrupando ideias – após o passo 2, é preciso organizar as ideias por grupos, para facilitar na visualização. Neste momento, professor e alunos podem interagir nessa classificação das ideias. Em matemática essa divisão dos problemas pode se dar em áreas, como: álgebra, geometria, aritmética, estatística, etc.
4º passo escolhendo a área do problema – Após o agrupamento, os alunos ou o professor pode escolher uma das áreas (ou cada grupo na sala trabalhar uma área diferente).
5º passo: formulando tarefa de aprendizagem – Os alunos poderão pesquisar em vários ambientes de aprendizagens: internet, vídeo-aulas, biblioteca, fazer leituras, pesquisas, consultar outros professores, etc.
6º passo: Auto direcionamento do estudo – o foco é o aluno encontrar motivação para a auto aprendizagem. Ele deve buscar a solução do problema para que faça sentido.

7º passo: construindo novo conhecimento - Com o PrBL o aluno pode entender algo que não entendia ou até mesmo descobrir um novo conhecimento que extrapola o problema dado. Pode até gerar um novo problema a ser resolvido posteriormente.
8º passo: clareando as ideias – Para esta etapa a melhor maneira é a socialização das descobertas. O professor, como mentor ou tutor, é extremamente importante nesta etapa de clarear as ideias encontradas.
9º passo: resolução de problemas contínua - O PrBL não é um fim em si mesmo é um processo que se renova, pois a solução de um problema pode gerar um novo questionamento que precisa de novas respostas e ciclo reinicia.
AVALIAÇÃO – no centro do PrBL (não no fim) está a avaliação. Esta deve ser realizada constantemente, em todas as etapas.
Parabéns pela apresentação tão objetiva e simples desse método, perfeito!!!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. Fico feliz que gostou!!!
ExcluirMuito bom...Parabéns...
ResponderExcluirobrigada pela visita!!! que bom que gostou!
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